PROJETO: APRENDENDO BONS HÁBITOS
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
INFANTIL TEMPO DE INFÂNCIA
Professora: Deize da Silva Costa
Bolsita: Oracilda de Paula
Turma: Pré III D Matutino
Diretora: Soeli Batista
Coordenadora: Erica Lucatelli
Duração: 16 de Fevereiro a 20 de Abril de
2018
PROBLEMATIZAÇÃO:
Atualmente as crianças estão inseridas num contexto familiar com um
aceleramento contínuo profissional e educacional, tendo pouco tempo a vida
familiar, onde a grande maioria deixa os filhos um período na escola e depois com
terceiros o restante do dia, não tendo uma rotina pré-estabelecida necessária
para o seu desenvolvimento físico, psicológica e social. Consequentemente
resulta em crianças ansiosas, sem limites, sem autonomia, sem independência e
com pouco desenvolvimento psicomotor.
JUSTIFICATIVA:
Partindo
do diagnóstico falta de rotina e possíveis fatores que contribui para o
desencadeamento de desequilíbrio no desenvolvimento físico e cognitivo do
aluno, foi pensado nesse projeto aprendendo bons hábitos, pautado numa rotina
de higiene pessoal e cuidado alimentar.
Conforme
orientações do Plano Político Pedagógico da escola no qual ressalta a importância da organização de espaço,
tempo e materiais, no qual entende-se o cuidado como algo indissociável ao
processo educativo em sua integralidade, nas dimensões afetiva, cognitiva,
linguística, ética, estética e sociocultural da criança.
Enfim
desenvolver teoria-pratica adquirida no curso avisá-la, no primeiro momento as
boas maneiras como: Por favor, Obrigado, Com licença e Desculpa, higiene das
mãos, assoar o nariz, higienização corporal e bucal, self service e estética
alimentar.
OBJETIVO
GERAL:
Despertar o habito de
higiene corporal, etiqueta de boas maneiras ao convívio social e ao
alimentar-se nos alunos por meio do diálogo, orientações e pratica,
contribuindo de forma significativa no seu desenvolvimento psicomotor, afetivo
e social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü Estimular os cuidados com o seu corpo;
ü Oportunizar vivência e experiência dessa
pratica;
ü Desenvolver autonomia e independência.
CONTEÚDOS:
ü Respeitar regras de convívio social (utilizar
as palavras: Desculpa, Por favor, Com licença, Obrigado);
ü Demonstrar organização e responsabilidade com
seus pertences e material de uso comum;
ü Identificar e nomear partes do corpo;
ü Apresentar hábitos de higiene;
ü Utilizar os talheres;
ü Resolver situações problema com autonomia;
ü Estabelecer relações entre tempo e espaço;
ü Realizar contagem oral;
ü Reconhecer e escrever seu nome;
ü Narrar fatos em consequência (causa e
temporal);
ü Escolher os livros para ler e apreciar;
ü Participar de momentos de música (ouvir e
cantar);
ü Desenhar (dar formas);
ü Participar de jogos e brincadeiras e outras
atividades propostas;
ü Apresentar concentração nas atividades.
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO:
O projeto será desenvolvido no
Centro Municipal de Educação Infantil Tempo de Infância, com a turma de Pré III
D, com duração de dois meses, sabendo da importância que é o hábito de higiene
e atitudes de convívio social, será realizado por meio de diálogos, vídeos,
histórias, atividades propostas como: desenho, jogos, brincadeiras,
dramatização, mostra pedagógica e práticas no cotidiano escolar.
ESPAÇOS: Sala de
aula, banheiro, pátio e refeitório.
FONTES DE
CONHECIMENTO E PESQUISA: Plano político pedagógico do EMEI Tempo de
Infância, Revista avisa lá, vídeo e fotos.
RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS:
Professoras e alunos.
Materiais: Kit de higiene corporal, bucal, embalagens
vazias dos objetos de higiene corporal, TNT, caixa vazia de maça, tinta guaches
diversas cores, papel sulfite, papel pardo, papel crepom, cartolina, fita
durex, fita durex colorida, canetão, grafite, lápis de cor, caderno desenho,
barbante, garrafa pet pequena, caixa de papelão, giz branco e colorido, livros,
som, pen drive, TV.
TEMPO PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO:
O projeto será desenvolvido no período de dois
meses, sendo flexivo a mudanças conforme necessidade e interesse da turma,
podendo ser ressaltado durante o ano todo devido ser hábitos de suma
importância e diários.
ATIVIDADES
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JANEIRO
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FEVEREIRO
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MARÇO
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ABRIL
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MAIO
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JUNHO
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JULHO
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AGOSTO
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SETEMBRO
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OUTUBRO
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NOVEM BRO
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DEZEMBRO
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Planejamento do Projeto
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Apresentação do Projeto na escola
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Elaboração do Projeto em sala
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Desenvolvimento do Projeto
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Férias – Recesso escolar
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Demonstração dos resultados- apresentação em sala
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AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada de acordo com a participação turma, de forma contínua mediante observação e anotações para o relatório semestral.