segunda-feira, 4 de junho de 2018

PROJETO: ROTINA

PROJETO: APRENDENDO BONS HÁBITOS

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL TEMPO DE INFÂNCIA

Professora: Deize da Silva Costa
Bolsita: Oracilda de Paula
Turma: Pré III D Matutino
Diretora: Soeli Batista
Coordenadora: Erica Lucatelli
Duração: 16 de Fevereiro a 20 de Abril de 2018

PROBLEMATIZAÇÃO:
Atualmente as crianças estão inseridas num contexto familiar com um aceleramento contínuo profissional e educacional, tendo pouco tempo a vida familiar, onde a grande maioria deixa os filhos um período na escola e depois com terceiros o restante do dia, não tendo uma rotina pré-estabelecida necessária para o seu desenvolvimento físico, psicológica e social. Consequentemente resulta em crianças ansiosas, sem limites, sem autonomia, sem independência e com pouco desenvolvimento psicomotor.

JUSTIFICATIVA:
Partindo do diagnóstico falta de rotina e possíveis fatores que contribui para o desencadeamento de desequilíbrio no desenvolvimento físico e cognitivo do aluno, foi pensado nesse projeto aprendendo bons hábitos, pautado numa rotina de higiene pessoal e cuidado alimentar.
Conforme orientações do Plano Político Pedagógico da escola no qual ressalta a importância da organização de espaço, tempo e materiais, no qual entende-se o cuidado como algo indissociável ao processo educativo em sua integralidade, nas dimensões afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança.
Enfim desenvolver teoria-pratica adquirida no curso avisá-la, no primeiro momento as boas maneiras como: Por favor, Obrigado, Com licença e Desculpa, higiene das mãos, assoar o nariz, higienização corporal e bucal, self service e estética alimentar.

OBJETIVO GERAL:
Despertar o habito de higiene corporal, etiqueta de boas maneiras ao convívio social e ao alimentar-se nos alunos por meio do diálogo, orientações e pratica, contribuindo de forma significativa no seu desenvolvimento psicomotor, afetivo e social. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü  Estimular os cuidados com o seu corpo;
ü  Oportunizar vivência e experiência dessa pratica;
ü  Desenvolver autonomia e independência.

CONTEÚDOS:
ü  Respeitar regras de convívio social (utilizar as palavras: Desculpa, Por favor, Com licença, Obrigado);
ü  Demonstrar organização e responsabilidade com seus pertences e material de uso comum;
ü  Identificar e nomear partes do corpo;
ü  Apresentar hábitos de higiene;
ü  Utilizar os talheres;
ü  Resolver situações problema com autonomia;
ü  Estabelecer relações entre tempo e espaço;
ü  Realizar contagem oral;
ü  Reconhecer e escrever seu nome;
ü  Narrar fatos em consequência (causa e temporal);
ü  Escolher os livros para ler e apreciar;
ü  Participar de momentos de música (ouvir e cantar);
ü  Desenhar (dar formas);
ü  Participar de jogos e brincadeiras e outras atividades propostas;
ü  Apresentar concentração nas atividades.

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO:
O projeto será desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil Tempo de Infância, com a turma de Pré III D, com duração de dois meses, sabendo da importância que é o hábito de higiene e atitudes de convívio social, será realizado por meio de diálogos, vídeos, histórias, atividades propostas como: desenho, jogos, brincadeiras, dramatização, mostra pedagógica e práticas no cotidiano escolar.

ESPAÇOS: Sala de aula, banheiro, pátio e refeitório.

FONTES DE CONHECIMENTO E PESQUISA: Plano político pedagógico do EMEI Tempo de Infância, Revista avisa lá, vídeo e fotos.

RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS:
Professoras e alunos.
Materiais: Kit de higiene corporal, bucal, embalagens vazias dos objetos de higiene corporal, TNT, caixa vazia de maça, tinta guaches diversas cores, papel sulfite, papel pardo, papel crepom, cartolina, fita durex, fita durex colorida, canetão, grafite, lápis de cor, caderno desenho, barbante, garrafa pet pequena, caixa de papelão, giz branco e colorido, livros, som, pen drive, TV.

TEMPO PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO:
O projeto será desenvolvido no período de dois meses, sendo flexivo a mudanças conforme necessidade e interesse da turma, podendo ser ressaltado durante o ano todo devido ser hábitos de suma importância e diários.
  

ATIVIDADES
JANEIRO
FEVEREIRO
MARÇO
ABRIL
MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEM BRO
DEZEMBRO
Planejamento do Projeto

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Apresentação do Projeto na escola

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Elaboração do Projeto em sala


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Desenvolvimento do Projeto


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Férias – Recesso escolar






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Demonstração dos resultados- apresentação em sala



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AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada de acordo com a participação turma, de forma contínua mediante observação e anotações para o relatório semestral.